domingo, 23 de fevereiro de 2014

Organize a sua cozinha


Você provavelmente já se perguntou onde estava o pote para guardar queijos ou a travessa para servir o jantar. Uma cozinha e uma despensa sempre organizada garantem não só mais tranquilidade, mas também preservam a sua saúde. Porque não gastar um tempinho para organizar a sua cozinha e deixar tudo mais bonito e organizado? Confira nossas dicas de organização:

Louças e panelas
Panelas e formas podem ser colocadas na prateleira acopladas uma dentro da outra. Retangulares com retangulares, redondas com redondas e assim por diante, para que elas possam ser empilhadas uma sobre as outras. Isto otimizará o espaço disponível para elas;

Despensa
Organize itens da sua despensa por gênero, aqueles que são em pacotinhos como gelatinas e sopas prontas devem ser colocadas em um cesto ou caixa transparente, para evitar bagunça ou acúmulo de sujeira. Enlatados podem ser sobrepostos uns sobre os outros, mas tome sempre o cuidado de deixar o rótulo voltado para a frente para evitar ter que mexer novamente nelas.

Na despensa coloque a frente os alimentos mais consumidos ou aqueles com data de validade próxima ao fim, pois assim você evita o desperdício e a bagunça!

Geladeira
Use etiquetas em potes, tanto na geladeira, freezer ou despensa ou os acople em potes de vidro, pois assim você consegue ver o que tem dentro (economizando tempo ao invés de abrir pote por pote), além de poder levá-los ao micro-ondas, pois o vidro conduz melhor o calor, economizando assim energia além de conservar melhor o alimento.

Gavetas
As primeiras gavetas devem guardar os itens mais utilizados, como talheres e utensílios em geral. Guarde itens pouco usados nas gavetas subsequentes.

Guarde panos de prato e toalhas ou jogos americanos em gavetas distintas, para evitar a bagunça na hora que precisar de um deles. Para ganhar mais espaço na gaveta, guarde os panos de prato enrolados, um ao lado do outro. Dessa forma, eles ficam organizados e mais fáceis de achar. Se não tiver uma gaveta para eles, guarde-os enroladinhos dentro de uma cesta, no armário.

Pia
A pia é o local em que mais acumulamos coisas, lembre-se que é lá que preparamos alimentos além de higienizar louças. Procure manter o máximo de espaço livre em cima dela. Uma dica simples para saber o que realmente precisa ficar a mão é retirar tudo de cima da pia, limpar e devolver só aquilo que você usa diariamente ou no máximo duas vezes por semana. O resto deve encontrar um novo lugar.

Embaixo da pia coloque somente panelas e refratários, evite guardar temperos ou outras coisas. Por ser um local úmido, há a proliferação de fungos e bactérias.

Armários
Separe por gêneros; Pote com pote, panela com panela, prato com prato. A regra é dividir os armários e guardar objetos por grupo. Assim ficará mais fácil de localizar o que você precisa;

Copos precisam ser colocados conforme a frequência de uso. Aqueles usados diariamente devem ficar a frente, enfileirados por gênero e todos com a boca do copo voltada para baixo, para evitar o acúmulo de pó.

Estabeleça limite para o acúmulo de potes de alimentos usados, como pote de sorvete e de margarina. Se atingiu a sua cota, doe ou jogue fora o resto. E cumpra o seu limite!

Tigelas ou potes com tampas devem ser estocados abertos, sem tampas para evitar a conservação de odores de alimentos.

Bandejas e tábuas de corte devem ser colocadas na vertical, pois assim ocupam menos espaço.

Pronto! A sua cozinha está linda e organizada!!! Estas são somente algumas dicas para melhorar o aspecto e o visual da sua cozinha, a deixando fácil para o dia a dia.

Organize seu espaço para ter uma vida mais feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário